ESTRIAS: Fatores associados ao seu aparecimento

ESTRIAS: Fatores associados ao seu aparecimento

O surgimento das estrias está associado a diversos fatores e acima de tudo, é importante saber como elas surgem, e é exatamente isso que você vai aprender nesse texto.

Pois, saber os fatores que contribuem para o aparecimento das estrias é muito importante na escolha do melhor tratamento para minimizá-las e até mesmo para a prevenção.

O que são as estrias?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia

“Estria é uma atrofia tegumentar adquirida que aparece com o rompimento das fibras elásticas e colágenas, fibras essas responsáveis pela firmeza da pele, formando “cicatrizes”.

Para esclarecer, as estrias aparecem após o rompimento das fibras, que formam uma lesão semelhante a linhas que com o tempo se cicatrizam, deixando as estrias. Inicialmente apresenta uma coloração avermelhada/roxeada e após um tempo se torna branca.

É importante ressaltar, que o aparecimento das estrias são mais comuns nas seguintes regiões: Nádegas, quadril, barriga e seios.

Fatores associados ao surgimento dessas estrias?

Cientificamente falando, tem como base três teorias, sendo elas: Teoria mecânica, Teoria endocrinológica e a Teoria infecciosa.

Em outras palavras, vamos citar fatores importantes no surgimento das estrias:

  • Fatores genéticos: As características da pele são herdadas, portanto, se sua mãe apresenta uma pele menos resistente, há chances da sua também ser assim.
  • Gravidez: Durante a gestação a pele normalmente sofre um estiramento, devido ao crescimento do bebê, além, de uma maior produção de hormônios.
  • Alterações no peso: O famoso “Efeito Sanfona”, que é o ganho e perda de peso de forma rápida o que gera um estiramento da pele.
  • Alterações hormonais:  Durante a puberdade ocorre muita alteração hormonal, provocando mudança nas proteínas da pele, elevando, assim, as chances do aparecimento dessas cicatrizes.
  • Medicamentos: Os corticoides atuam na síntese de prócolágeno, em outras palavras, reduz a síntese de colágeno da derme, levando a atrofia. 
  • Musculação: Homens são mais afetados nesse caso, devido ao exagero nos exercícios, o que acaba forçando as fibras e elas se rompem.
  • Falta de hidratação:  A pele precisa estar devidamente hidratada para não perder a sua elasticidade e assim evitar o aparecimento das estrias. Certamente a hidratação é a forma mais simples e importante de evitar e tratar as estrias, como afirma especialistas.

“O ideal é manter a pele bem hidratada, ou seja, ingerir no mínimo 2 litros de água por dia, evitar ressecar a pele com banhos e água muito quente, além, é claro, de usar hidratante, em especial nas áreas mais susceptíveis.” Afirma a dermatologista Denise Steiner, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB) – regional São Paulo.


Em conclusão, agora que você já sabe os principais fatores que influenciam no aparecimento das estrias, está esperando o que para adquirir o creme ideal para tratá-las?

Acesse: https://www.vocesemprelinda.com/ para saber mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *